Os números famosos Número s.m. (do latim numerus)

  • Relação entre qualquer quantidade e outra tomada como termo de comparação e que se chama unidade.Ex.: 37 é um número natural.

Numeral adj. (do latim numeralis)

  • Que diz respeito ao número;
  • Exprime uma idéia de número;
  • Símbolos, letras, algarismos, etc…Ex.: Cartas de jogar representadas por pontos, letras, figuras, etc…

Algarismo s.m. (do árabe Al-kuarizmi, n. pr -)

  • Sinal gráfico que representa um número.- Algarismos Arábicos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
    – Algarismos Romanos: I, V, X, L, C, D, M.

Fonte de Pesquisa: Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Pi

Desse modo: comprimento circunferência =    x diâmetro

Se você tem um círculo com diâmetro de 12 centímetros, o uso de 3  para lhe dá o valor:

Circunferência = 3 x 12 centímetros = 36 centímetros Usando o valor você obtém: circunferência x 12 centímetros = 37,7143 centímetros

A circunferência exata (usando uma aproximação melhor para ) seria 37,6992 centímetros (apenas até quatro casas decimais). Para uma aventura em geometria desse tamanho, a diferença entre 22/7 e o valor real de é 0,015 centímetros – menos que 1/60 de centímetro. Isso é de fato menos que a largura de tinta nas linhas de um padrão de medida.

Um valor comum de na prática egípcia era de 3,16. É possível que o primeiro cálculo realmente sério de se deva a Arquimedes, que usou muitos polígonos regulares para fazer uma estimativa de cerca de 3,1418. Mais tarde, na época do mundo grego, o número 3,1416 era de uso comum.

Na China, o número 3,162…, ou a raiz quadrada de 10, era uma escolha popular para . Foi reconhecido que o valor real mais próximo de 3,14; porém, porque como 10 é um número “perfeito” com muito simbolismo, os chineses tinham uma atração romântica por sua raiz quadrada. Por volta de 400 D.C. ou algo assim, os astrônomos chineses tinham estabelecido 355/113 como uma aproximação. Essa fração é 3,1415929204; quando a compara com o valor real 3,1415926535…, você pode perceber que seria muito difícil determinar esse número através da medição, pois ele é correto até algumas partes por milhão, e ninguém na China do século IV tinha instrumentos com essa precisão. Como isso foi feito? Ninguém sabe.

 

Número de Avogadro

Esse número conecta o mundo de átomos individuais ao mundo de quantidades materiais que você pode ver de fato. Para abreviar, o valor é simplesmente 6,02 x .

O hidrogênio é o elemento mais leve, com o peso atômico 1. O oxigênio tem peso atômico 16. Uma molécula de água ( ) tem dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que corresponde ao peso molecular 18 ( 16 + 1 + 1 = 18 ). Por sua vez, um peso molecular igual a 18 significa que 18 gramas de água equivale a 6,02 x moléculas de . Essa quantidade é chamada um mol.

O ponto principal aqui é que, como os átomos são muito pequenos, esse número é muito grande. Há mais átomos de silício em um grão de areia do que grãos de areia em uma praia.

 

Megabytes

Um novo conjunto inteiro de números populares apareceu após a revolução dos computadores. Bits, bytes e assim sucessivamente são termos de padrão para medir a memória de um computador.

Um bit é um valor zero ou um e pode conter tanta informação quanto o estado de uma chave liga/desliga – ele é um ou zero; assim, representa eletronicamente os estados ligado e desligado.

Um byte é um número composto de oito bits. Cada bit pode representar dois estados. Isso significa que um byte pode assumir qualquer valor (representar qualquer número de estados) entre um e o número:

2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = = 256

embora, nos computadores, um byte seja usado para representar os números de 0 a 255.

Isso é uma faixa satisfatória, porque pode representar todos os caracteres e números usados tipicamente na linguagem escrita. Os idiomas europeus e americanos, no mundo dos projetistas de equipamentos de informática, são chamados linguagens de byte único, porque podem ser representados com um alfabeto de um único byte. Como têm conjuntos de caracteres muito maiores, os idiomas japonês e chinês são chamados linguagens de bytes duplo, porque dois bytes podem representar 65.536 caracteres. Isso é mais que suficiente para representar os 40.000 caracteres usados nos livros chineses e japoneses em uma tabela de pesquisa de computador. Assim, você pode atribuir um número de dois bytes a cada caráter em um dicionário japonês, e assim representar o idioma japonês ( com alguma dificuldade ) no computador.

Um megabyte é cerca de um milhão de bytes. Mais exatamente, ele é igual a:

= 1.048.576 bytes

 

Razão Áurea

Um amplo estudo de todos os tipos de formas retangulares do século XIX ( tijolos, cartas de baralho, cartões comemorativos e assim sucessivamente ) das culturas de todo o mundo concluiu que as pessoas têm uma preferência intuitiva por esse tipo de retângulo comparado a outros. O papel tamanho ofício é 1,64 vezes mais longo que largo – é um valor bem próximo!

O número exato determinado pelos gregos é:

= = 1,61803… é chamado Número de Ouro.

O número = 0,61803…, chamado de secção áurea é o inverso do número de ouro.

 

Divisão Áurea

 

Em que consiste a divisão áurea de um segmento?

Dividamos esse segmento em duas partes desiguais, tendo a maior 60 cm e a menor 20 cm.

Calculemos a razão entre o segmento todo e a maior; para isto, dividimos 80 por 60, e achamos:

80 ÷ 60 = 1,33 Dividindo a parte maior ( 60 ) pela menos ( 20 ) teremos: 60 ÷ 20 = 3

Notamos assim que os resultados não são iguais. O primeiro quociente é 1,33 e o segundo é 3.

Procuremos dividir o segmento dado em duas partes tais que o segmento total ( 80 ) dividido pela maior dê o mesmo resultado que a maior dividida pelo menor.

No exemplo proposto, a solução será obtida se dividirmos o segmento de 80 cm em duas partes medindo respectivamente 49,3 cm e 30,7 cm. Temos, como é fácil verificar:

  

    • Daí a proporção:

Segmento total

    • Parte maior =
Parte maior
Parte menor

Lê-se: O segmento total está para a parte maior assim como a parte maior está para a menor. Esse número é, em geral, designado pela letra grega ( fi ).

Veja que:

= 1,61803…

= 0,61803…

Acredita-se que o famoso escultor grego PHIDEAS tenha usado o número de ouro em suas obras, por isso atribuíram ao número o nome de PHI ( fi ).

A divisão áurea aparece, entre outros:

  • no corpo humano;
  • na música;
  • nas plantas;
  • nos animais;
  • na construção de polígonos.

Para saber mais sobre o Número de Ouro: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria