topicoO fuso horário brasileiro

Observando o globo terrestre, vemos que a linha do equador passa pela região norte do Brasil, cortando os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, logo a maior parte do nosso território está situado no Hemisfário Sul. Olhando para o mapa em direção ao Sul: é o Trópico de Capricórnio. As consequências desse fato podem ser notadas nos tipos de vegetação, no clima, na economia agrícola e no próprio modo de vida do povo brasileiro.
Outras linhas cortam a superfície terrestre, no sentido leste-oeste (horizontal), outras no sentido norte-sul (vertical), essas linhas são denominadas coordenadas geográficas e se dividem em paralelos e meridianos.
Chama-se grau a distância entre um paralelo e outro, ou entre dois meridianos.ParalelosA linha do Equador é o maior paralelo da terra (40.076Km), passando a uma igual distância dos pólos, divide o planeta em duas metades: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Os Trópicos e os círculos polares são paralelos mais importantes. Os trópicos estão a 23º27′ da linha do Equador, tanto para o Norte (Trópico de Câncer) quanto para o Sul (Trópico de Capricórnio). Os círculos polares também distam 23º27′ (vinte e três graus e vinte e sete minutos). Só que em relação aos Pólos Norte e Sul e não em relação à linha do Equador.

Latitude

É a distância de qualquer ponto da terra à linha do Equador. Latitude Norte ou Latitude Sul dependerá do Hemisfério onde se encontra o ponto estudado. A Latitude varia de 0º (zero grau), correspondente à própria linha do Equador, até 90º, correspondente a cada um dos pólos.

Meridianos

Todos têm o mesmo tamanho e dividem a terra em duas metades. Foi escolhido um meridiano para dividir a terra em dois hemisférios, como ocorre em relação ao Equador, e convencionou-se que aquele que passava por Greenwich (Inglaterra). Seria o inicial – Meridiano de Greenwich. Em direção a Oeste deste meridiano, temos o Hemisfério Ocidental e a leste o Oriental.

Longitude

Distância de qualquer ponto da terra no meridiano de Greenwich. A Longitude varia de 0º até 180º para o Leste (Longitude Oriental) ou de 0º até 180º para o Oeste (Longitude Ocidental).

Coordenada Geográfica

Ponto onde se encontra um paralelo com um meridiano.
Brasília: é um ponto do Globo Terrestre que está a 15º 47′ 03” de Latitude Sul e 47º 55′ 25” de Longitude Oeste. A Terra é um astro arredondado que se move no espaço, porém, quando numa fase é dia (luz do sol) no outro será noite (movimento de rotação). Além disso, mesmo na face iluminada pelo Sol, as horas não são as mesmas em todos os lugares. Os cientistas dividiram nosso planeta em 24 faixas territoriais, todas elas ligando um pólo ao outro. Cada faixa denominada fuso horário possui 15º (360º : 24) de longitude, o que equivale a largura de 1.670 Km (40.076Km : 24), na altura da linha do Equador. A diferença entre um fuso horário e um outro vizinho é de uma hora. O Brasil apresenta 4 fusos horários representados no mapa abaixo:

 

  • 1º Fuso – Com duas horas de atraso em relação a hora de Greenwich, abrange as Ilhas Oceânicas brasileiras.

  • 2º Fuso – Com três horas de atraso, abrange a maioria dos estados brasileiros, inclusive a capital do País.

  • 3º Fuso – Com quatro horas de atraso, abrange parte do Estado do Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e parte do Amazonas, o qual a capital Manaus está inserida.

  • 4º Fuso – Com cinco horas de atraso em relação a Greenwich, está o estado de Acre e uma pequena área do estado do Amazonas.
Se em Brasília são 7 horas, então nas ilhas oceânicas brasileiras são 8 horas, em Londres 10 horas (Greenwich), todavia em Manaus são 6 horas e em Rio Branco, no Acre 5 horas. Brasília está localizada três fusos horários a oeste. Assim, concluímos que o século XXI chegou 2 horas antes em Brasília, em relação a capital do estado do Acre.

fusos