topico Lançamento de Satélite

planeta planetas2Ao ler a notícia sobre o primeiro satélite lançado em 1957 pela União Soviética tripulado pela cadela Laika, fiquei me perguntando qual o destino do Sputnik? Caiu de volta à terra ou continua em órbita ou está guardado em algum porão da ex-KGB ?

R. O Sputnik 1, lançado em 04/10/1957 permaneceu em órbita por 6 meses caindo de volta à terra sendo destruido na entrada a atmosfera.

Gostaria de saber quanto tempo um satélite artificial fica em orbita.

R. Isso depende da altura em que ele está e a manutenção feita. Se deixar, satélites de baixa altitude, cerca de 600 km, caem na terra em alguns poucos anos, digamos 10 a 15 anos. Outros, como os geoestacionários, que ficam a 30 mil km de altitude, poderiam ficar lá por muitos milhares de anos se não fosse a força da radiação solar que empurra esses artefatos para fora da órbita da terra.

O que são satélites artificiais?

R. Satélites são corpos que orbitam em torno de um planeta. No caso, a terra possui um satélite natural (a lua) e vários satélites artificiais. Artificial é um adjetivo que designa tudo o que é feito pela intervenção do homem, que a natureza não produziria por si só. Satélite artificial é um satélite (corpo que orbita em torno da terra) criado pelo homem.

Qual é a altitude do telescópio Hubble?

Hubble orbita a uma altura de 616 km da superfície da terra.

Qual é a importancia de um relógio mais preciso em operações com satélites,por favor poderia me fornecer um exemplo prático.

Um erro de 1 seg na medida do tempo implica num erro de posicionamento do satélite de 7 a 15 km. Para você ter um idéia, os satélites do GPS, sigla em inglês de Sistema de Posicionamento Global, permitem a localização de um local com erro não superior a 3 metros. Para que isso seja possível, é necessário o conhecimento da posição do salélite com uma precisão centenas de vezes maior do que isso. Assim, você pode fazer uma idéia do quanto a qualidade de um relógio é importante na operação com satélites.

Perguntas retiradas do Site: Observatório Nacional – Pergunte a um Astrônomo

http://www.on.br/pergunte_astro/indice_resposta.php?id_tema=24

 

Link
relacionado